Vitória do Mearim: Prefeita Dídima Coelho imprime um intenso ritmo de trabalho na cidade

in Política by

Aos poucos, mas de forma concreta, a população começa a ver melhores dias para a cidade de Vitória do Mearim sob a administração da prefeita Didima Coelho (PMDB).

Mesmo enfrentando grandes dificuldades por causa das chuvas intensas que estão caindo no município, a gestão de Didima Coelho tem promovido várias frentes de trabalho para diminuir os transtornos para povo vitoriense.
Uma intensa intervenção estrutural para recuperação de ruas, avenidas e de estradas do município tem sido preocupação constante e alvo de ações da equipe da Secretaria de Obras. Isso tudo com recursos próprios do tesouro municipal, mas a prefeita está decidida a correr atrás de outras fontes de recursos públicos, principalmente no âmbito do governo federal.

 

BNDES

 

Um exemplo dessa determinação da prefeita Dídima foi a proveitosa agenda que cumpriu, ontem, sexta-feira, 18, com diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, em busca dos recursos alocados no Fundo de Privatização da VALE, que estão sobre controle do Banco. Essa é uma forma que os municípios que estão localizados na beira da ferrovia Carajás receberem mais recursos do Fundo para serem aplicados como na educação, saúde e infra-estrutura.

“Os municípios passam por uma grave crise financeira que impede os necessários investimentos principalmente em infraestrutura. Atualmente os recursos municipais estão todos comprometidos para pagar a folha de pagamento e outras despesas de custeios, daí que a nossa equipe está determinada a buscar fontes alternativas de recursos principalmente nos órgãos do governo federa. Essa agenda com a diretores do BNDES foi muito produtiva em breve estaremos em Brasília apresentando projetos em vários ministérios para fazer a nossa cidade lugar melhor, ainda mais, para viver”, disse a prefeita Dídima.

Prefeita Dídima Coelho durante reunião com diretores do BNDES.

Meio Ambiente

Outro setor sensível da gestão pública de Vitória do Mearim é o meio ambiente.

Além de não deixar qualquer termo contratual, a gestão anterior deixou como herança um terreno que abriga o lixo coletado pela prefeitura. Tal terreno foi adquirido sem que até hoje tenha sido localizada e o licenciamento ambiental.

A população, claro, protestou com justa razão. Atenta e preocupada em solucionar o problema, a atual gestão da cidade, em respeito à legislação ambiental, ao meio ambiente e ao povo, suspendeu imediatamente a colocação do lixo na área utilizada e estabelecemos duas estratégia: utilizar uma área de um município vizinho estabelecendo uma parceria e adquirir uma área contígua à atual, sólida o bastante para receber uma área de decantação.

A primeira estratégia já foi adotada com êxito e, desde hoje pela manhã, já estamos depositando nosso resíduo sólido em outro município.
Quanto à segunda, os secretários Renato (Obras) e Francisco Soares, o Chicão (Meio Ambiente) estão fazendo as tratativas.

Para transferir o resíduo para o outro município fez-se necessário a utilização de uma área de transbordo. A área que está sendo utilizada é o terreno da Prefeitura ao lado do Posto Camoeao.

A área sendo utilizada com Máximo cuidado. com selo inferior e cobertura de lona do material. A utilização é apenas emergencial e temporária.

Para dar andamento ao trabalho de uso adequado do solo, já foi solicitado pela prefeitura o laudo ambiental da área adquirida pela gestão anterior. Uma vez certificado que a área é inadequada e sem a localização do EIA/RIMA, será promovida a devida ação de improbidade e de ressarcimento do erário municipal.

Também foi contratado o estudo de viabilidade técnica de uma área é do melhor projeto para a deposição dos nossos resíduos.

O fato é que a transparência e correção da administração Dídima são fundamentais para que a cidadania local fiquem sempre devidamente informados, bem como instituições como o Ministério Público, que também está ciente dos atos da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim.

fonte: Luis Cardoso