Prefeitura de São Luís inaugura Ecoponto no bairro do Anil

in Notícias by

Ecoponto irá beneficiar 13 bairros, alcançando 40 mil pessoas no Grande Anil.

Ecoponto do Bairro do Anil.

SÃO LUÍS – A Prefeitura de São Luís inaugurou na manhã desta segunda-feira (26), no bairro do Anil, o décimo Ecoponto, o segundo do ano de 2018. O Ecoponto irá beneficiar 13 bairros, alcançando 40 mil pessoas no Grande Anil. Já são 350 mil pessoas beneficiadas e 91 bairros atendidos desde que o projeto foi implantado. Participaram da cerimônia políticos do cenário local e nacional como: o prefeito Edivaldo Holanda Jr., Deputado Weverton Rocha, vereador Marcelo Poeta, e outras personalidades.

“O objetivo é fazer com que não haja mais o descarte irregular no meio da rua. Então venho pedir a colaboração da população para que possa nos ajudar a vencer mais esta batalha. Não descarte lixo no meio da rua. Traga para um Ecoponto, procure na sua região o Ecoponto que você pode descartar o seu lixo. Ajude a prefeitura, ajude a sua cidade a ficar mais limpa”, comentou o Prefeito Edivaldo Holanda Jr.

Cerimônia de inauguração do Ecoponto do Anil.Foto Heider Matos/Imirante.com

O local antes era um terreno baldio utilizado como lixão. O mau cheiro e o acumulo de dejetos incomodavam a população vizinha. “O Ecoponto vai facilitar muito as nossas vidas. Aqui era um lixão jogavam animais mortos, o cheiro era insuportável”, comentou a professora Valterlina Abreu Barros.

“Eu espero que melhore. Nós estávamos vivendo dentro de um verdadeiro lixão. Que realmente seja uma parceria com a comunidade e venha a facilitar as nossas vidas”, disse técnica de enfermagem Luzia de Fátima

Alunos da Escola Sá Vale participam de cerimônia. Foto Heider Matos/Imirante.com.

Marcelo Poeta, vereador atuante no bairro, explica que Ecoponto é uma vitória do bairro do Anil e ajudará a preservar e diminuir o descarte de lixo nas margens do Rio. “Existe um descarte irregular nas margens do Rio Anil, isso por falta de um local adequado. Agora temos esse local. Resta conscientiza e buscar parcerias com a comunidade para que esse descarte seja feito único e exclusivamente aqui no Ecoponto e assim diminuir os problemas de poluição no Rio Anil”, explicou.

Estrutura do Ecoponto do Bairro do Anil. Foto: Heider Matos/Imirante.com

Ecoponto do Anil

Estrutura do Ecoponto do Bairro do Anil. Foto: Heider Matos/Imirante.com

Localizado na Rua 2, o Ecoponto Anil vai atender à demanda de descarte irregular do seu entorno e vai aumentar o número de moradores beneficiados com a implantação destes equipamentos. Atualmente, a Prefeitura tem nove Ecopontos em pleno funcionamento e 300 mil moradores beneficiados diretamente, pois além da área em que está localizado, cada Ecoponto atende também aos bairros em um raio de dois quilômetros do seu entorno. Com nove Ecopontos em funcionamento, a Prefeitura de São Luís já conseguiu abranger 78 bairros e quase 30% da população da capital.

Os Ecopontos são implantados em pontos de descarte irregular de resíduos. Os locais escolhidos têm localização estratégica, uma vez que ficam próximos de outros pontos de descarte, atendendo, assim, toda a região do seu entorno. Os locais são planejados de forma a oferecer à população um espaço de limpeza e descarte adequado desses resíduos, sem poluir, sendo adequados para o descarte de materiais inservíveis e recicláveis.

Em São Luís, em pouco mais de um ano, mais de 10 mil toneladas de resíduos recicláveis ou passíveis de reutilização foram recebidas nos Ecopontos, retornando à cadeia produtiva e diminuindo a demanda por matéria-prima.

Localização dos Ecopontos
– Ecoponto Parque Amazonas
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
– Ecoponto Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
– Ecoponto Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão, ao lado do CRAS
– Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu, próximo ao antigo Mateus Supermercados
– Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América, ao lado da União de Moradores
– Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
– Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
– Ecoponto Cidade Operária
Avenida Este 203, s/nº, Cidade Operária, próximo ao Campo do Real
– Ecoponto São Francisco
Avenida Ferreira Gullar, próximo à Estação Elevatória da Caema

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h